- Depressão
A depressão afeta cerca de 15 a 20% das mulheres durante a gravidez e no pós-parto. Caracterizada por sentimentos persistentes de tristeza, falta de interesse, cansaço, alterações no apetite e no sono, essa condição requer atenção especial.
2. Ansiedade
Os transtornos de ansiedade, cerca de 16% das mulheres são afetadas. Podem incluir ansiedade generalizada, transtorno do pânico e transtorno obsessivo-compulsivo.
3.TEPT
O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) afeta aproximadamente 4% das mulheres após uma experiência traumática durante a gravidez ou no parto. Os sintomas podem incluir flashbacks, pesadelos, fuga e esquiva de situações relacionadas ao trauma e hiperexcitação.
Cada mulher é única, e o tratamento dos transtornos na perinatalidade deve ser personalizado.
Uma combinação de terapia cognitivo-comportamental mais medicamentos seguros durante a gravidez e pós-parto, é o tratamento padrão-ouro para essas demandas.
Além do suporte profissional, o autocuidado desempenha um papel fundamental na saúde mental.
Praticar técnicas de alongamento, estabelecer uma rotina equilibrada, buscar apoio social e reservar momentos para si mesmos são medidas importantes para promover o bem-estar emocional.